Fonte da imagem: Divulgação / Google.
O ano de 2010 está próximo do fim. Para as empresas de tecnologia é momento de refletir sobre seus investimentos e avaliar se o resultado esperado foi obtido. A Google tem o status de organização inovadora e que constantemente está reformulando seus produtos – nem sempre para melhor.
Em 2009 discutiu-se muito sobre o rumo que os serviços oferecidos pela multinacional tomariam. As especulações apontavam para a difusão de pesquisas por novos tipos de conteúdo (imagem e vídeo, por exemplo), o aperfeiçoamento do algoritmo do buscador para uma melhor compreensão semântica das palavras e a elaboração de métricas que forçassem os desenvolvedores a criarem páginas mais concisas – permitindo carregá-las mais rápido.
As bajulações à empresa indicavam que ela se tornaria ainda mais “inteligente” e veloz. Mas será que as obstinações da Google foram alcançadas? E para onde os serviços e produtos da organização devem seguir? Confira um pouco sobre o que a gigante tecnológica andou aprontando durante o ano de 2010.
Pesquisas mais eficientes
Nos primeiros anos de vida da internet, a necessidade dos usuários era pesquisar, basicamente, por informações textuais. Hoje, vivemos em uma realidade completamente diferente. As novas gerações são imediatistas, querem obter conhecimento em tempo real. Com isso, o foco de pesquisas na web tem mudado: a procura por imagens e vídeos é cada vez mais comum no dia a dia das pessoas.
Esta é uma forma mais dinâmica de assimilar conhecimentos e ficar por dentro do que acontece em todo o mundo. Para o buscador Google, este ano foi marcado por várias renovações visuais e algumas melhorias em seu código.
Há muito tempo a interface da ferramenta de pesquisa mais popular do planeta não sofria umupgrade tão descolado. Um menu que concentra todos os recursos do buscador foi implementado na lateral esquerda da página, e a tela inicial esconde a barra de ferramentas, tornou-se mais interativa e permite a personalização do plano de fundo.
Fonte da imagem: blog oficial da Google.
No que tange o processo de pesquisa, a empresa colocou no ar o mecanismo de busca em tempo real (basta digitar para que o resultado seja exibido simultaneamente) e a ferramenta de visualização instantânea dos sites mais buscados. A localização do usuário e o horário das publicações ganharam maior relevância no algoritmo do buscador. Tudo isso foi implementado para deixar os usuários cada vez mais próximos do “aqui” e “agora”.
O sistema de indexação utilizado pelo Google Serach foi completamente reformulado. O Caffeine, como foi batizada a nova versão, permite que mais informações sejam processadas por segundo. Confira como a novidade funciona no artigo “Google Caffeine: o novo indexador do buscador mais conhecido do planeta”.
Relacionamento virtual
Apesar de algumas sutis tentativas de boicote ao Orkut por parte da Google, a rede social ainda reina aqui no Brasil. As mudanças que aconteciam em doses homeopáticas, este anoocorreram de forma deliberada – impossível não percebê-las.
Além da interface completamente nova da página inicial do serviço, as seções de aplicativos e pesquisas receberam novidades. Os apps da rede social agora possuem uma tela de instalação bem mais amigável e estão melhor localizados na home do serviço.
Fonte da imagem: Divulgação / Orkut.
Por sua vez, o mecanismo de pesquisa do Orkut recebeu uma página melhor estruturada, permitindo buscas mais ágeis e menos tumultuadas. Como era de se esperar, as drásticas mudanças não agradaram a todos. Muitos usuário acharam que as implementações realizadas durante o ano tornaram a rede social mais complicada.
Essa insatisfação fez com que o Orkut andasse mal das pernas. Aproveitando a situação, o Facebook ampliou ainda mais seu domínio de mercado. Acreditava-se que em contrapartida, a Google estava com planos mirabolantes com um novo site de relacionamento. Para a alegria de muitos e a tristeza de outros, a própria empresa negou o desenvolvimento de uma nova rede social.
O mais rápido dos navegadores
O Google Chrome surgiu para ser o navegador mais rápido do mercado. A primeira versão do browser teve um desempenho impressionante. Porém, a concorrência não parou no tempo e correu para igualar-se ao produto da gigante. No início deste mês foi anunciado o projeto para que as páginas da web sejam pré-carregadas. Isso confirmaria a expectativa de que o Google Chrome 7, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2011, se tornasse 60 vezes mais rápido.
Fonte da imagem: Divulgação / Google.
Não é só em questão de velocidade que o navegador da Google é considerado líder. Nada auspicioso para sua reputação, o browser foi considerado o aplicativo com maior número de vulnerabilidades reportadas. Na tentativa de deixar a posição desagradável, osdesenvolvedores do navegador isolaram o Flash – apontado como o grande motivo das invasões.
A mobilidade na ponta dos dedos
O iPhone encontrou um competidor à sua altura: o Android. O sistema operacional móvel da Google veio apimentar a corrida pela liderança de mercado em telefonia móvel. O Froyo, versão mais recente do SO, tem um grande potencial de processamento de dados: confira-o montando cubos mágicos de até sete linhas como se fosse uma brincadeira de criança.
O Android já tem programado o lançamento de uma nova versão até o final deste ano, o chamado Gingerbread. As surpresas da versão 2.3 devem ficar por conta do sensor de movimentos (mesma tecnologia usada nos controles do Wii) e da integração com o NFC(Near-Field Communication) – recurso que permitirá a utilização do smartphone como carteira digital.
Para os usuários brasileiros de Droids, a boa notícia é que o Android Market – loja de apps online – deve chegar em breve ao Brasil.
Atalhos para o YouTube
O serviço de hospedagem de vídeos da Google não teve tantas reformulações como outros produtos da marca. O grande destaque do YouTube neste ano foi a inserção de comandos de atalhos no player online. Quer descobrir como tornar a utilização do serviço mais prática? Confira as dicas em “Google disponibiliza atalhos de teclado no YouTube”.
A ferramenta de exibição de vídeos da multinacional deve ter melhorias em breve. Na página de testes do serviço, é possível experimentar alguns recursos que têm grandes chances de serem aplicados ao site em 2011. O YouTube Topics, funcionalidade para relacionar conteúdos ao termo pesquisado, teve críticas positivas.
O email que faz ligações
Para os usuários do Gmail, o lançamento que turbinou o serviço de email da Google este ano foi a integração dele com a tecnologia VoIP. Com esta combinação é possível realizar ligações gratuitas via internet. Ainda não conhece a novidade? Então não perca tempo e acesse “É oficial: o Gmail agora, além de mandar emails, também faz ligações” e descubra como ela funciona.
Os aplicativos que vieram das ruas
O Google Maps é uma mão na roda para os motoristas perdidos. O serviço de mapas online da gigante auxilia os usuários a encontrar locais e rotas de maneira simples. A aplicação da tecnologia 3D na reprodução das ruas teve grande repercussão entre os sites especializados de tecnologia.
Outro produto da Google que surgiu nas ruas foi o Street View. Este serviço retrata imagens de cidades com fidelidade, permitindo a interação do usuário com lugares que jamais visitou. Já imaginou conhecer a Europa sem sair da sua sala?
Fonte da imagem: Divulgação / FIAT.
A ferramenta da multinacional chegou ao Brasil no final de setembro, mas é no exterior que ela tem gerado inovações. Um projeto norte-americano une uma bicicleta ergométrica ao Street View e promove a prática de exercícios físicos. Outro fato inusitado aconteceu na Inglaterra, onde o serviço está ajudando a polícia local a procurar um suspeito de roubo.
Chrome OS não saiu do papel
Sem dúvida, a grande decepção da Google em 2010 foi o Chrome OS. O sistema operacional deveria chegar ao mercado antes do final do ano. Porém, o CEO da empresa já comunicou que o prazo foi revogado para o ano que vem. O produto é motivo de grandes discussões, alguns acham que o SO não vai passar de uma extensão do navegador da empresa.
Uma surpresa entre os smartphones
Ainda como promessa, o Nexus S é a surpresa do ano entre os smartphones mais potentes. Depois de muitos rumores e um suposto vazamento de informação (há quem diga que tudo não passou de uma estratégia de marketing), o chefão da empresa, Eric Schmidt, anunciou – sem muitos detalhes – a existência do aparelho.
Documentos nas nuvens
Depois de muito tempo sem sofrer melhorias consideráveis, o Google Docs voltou a listar os produtos notórios da Google. O ano de 2010 foi interessante para o serviço de edição de documentos online: ele ganhou um mecanismo que permite a manipulação do conteúdo por meio de smarpthones.
Em uma mancada dos desenvolvedores, foi esquecida uma mensagem no código-fonte do serviço que anunciaria em breve a implementação de aplicativos, impressão e sincronização de documentos para o Docs. Só nos resta esperar para saber se isso vai se concretizar.
Outros serviços e produtos
As mudanças da Google não pararam por aí. O Tradutor da empresa recebeu uma nova roupagem, ficando com um aspecto visual mais limpo. Quer saber o clima na sua cidade? Agora você pode utilizar o Google Earth para se informar e não correr o risco de pegar chuva durante o caminho para o trabalho ou faculdade.
Aproveitando o gancho da geolocalização, a multinacional lançou neste ano o Google Hotpot e o Google Place. Ambos os serviços têm a finalidade de relacionar e promover a indicação de empreendimentos – ferramenta útil para as empresas divulgarem seus negócios.
Nem a Google é perfeita
Nenhuma organização tem sucesso em tudo que faz, nem a Google. Dois serviços lançados há pouco tempo pela gigante foram recebidos com grande expectativa pelo público, porém, não vingaram. O Google Buzz não teve a propagação necessária para se tornar uma plataforma social de sucesso e o Google Wave já teve seu fim oficialmente anunciado.
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Entre tiros certeiros e outros nem tanto, a Google vai se desenvolvendo e abocanhando novos segmentos de mercado. Para a multinacional, o ano de 2010 foi marcado por um número de mudanças e aperfeiçoamentos de seus produtos que há muito tempo não acontecia.
O que pudemos perceber com tais reformulações é que a empresa priorizou melhorar a forma como os usuários encontram informações (sejam elas textuais, iconográficas ou audiovisuais) e criar formas de aumentar a interação entre os serviços e os clientes.
Quais caminhos a Google deve seguir daqui em diante? Para 2011 espera-se da organização o lançamento do seu primeiro sistema operacional, mais avanços na telefonia móvel e o desenvolvimento de uma plataforma social eficiente – já que as tentativas para esta última ferramenta até agora fracassaram.
Será que dominar o mundo está nos planos da Google? Você acredita que a gigante pode ser única no mercado tecnológico? O que mais falta a multinacional inventar? Faça seu comentário e participe!
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