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9 INVESTIMENTOS DA GOOGLE QUE VOCÊ NEM IMAGINA

Quem acha que a Google só possui investimentos em internet está enganado. Mas não se assuste, pois quase ninguém sabe que a empresa de Mountain View ...

MENOR TELA 3D FULL HD DO MUNDO

A Ortus Technology, empresa japonesa de tecnologia, desenvolveu o que está chamando de “a menor tela 3D com resolução Full HD do mundo”. Com 4,8...

ARMA QUE MATOU BIN LADEN

Commons/Autor Dybdal)Osama Bin Laden foi fundador e líder da organização terrorista al-Qaeda, a qual ficou conhecida por atentados violentos aos países considerados ...

DICAS PARA INSTALAR MEMÓRIA RAM NO PC?

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AVIÃO MOVIDO A ENERGIA SOLAR

Nesta sexta-feira (13), o avião movido a energia solar batizado de Solar Impulse (Impulso Solar, em uma tradução livre) realizou o ..

Os lugares mais bizarros para twittar


Twitter em qualquer lugar
O conceito de mobilidade transformou a maneira como os usuários encaram a tecnologia. Hoje, graças ao Wi-Fi e ao 3G, a partir de qualquer lugar é possível enviar uma mensagem para o mundo e responder à pergunta “o que você está fazendo?” que está estampada na página inicial do Twitter.
Se por um lado isso facilitou bastante a comunicação entre os usuários, por outro gerou situações curiosas e, por que não dizer, bizarras. Listamos algumas das postagens mais estranhas ou que partiram de lugares pouco comuns. Será que você já enviou mensagens de lugares tão peculiares quanto esses?

Do banheiro

iPoo
Essa, por incrível que pareça é mais comum do que você imagina. Tempo livre para refletir e um smartphone nas mãos é tudo o que você precisa para compartilhar com o mundo um momento singular da sua intimidade.
No entanto, se você não está satisfeito em apenas enviar mensagens enquanto faz as suas necessidades, pode contar exatamente o que está acontecendo. Isso é possível graças aoiPoo, um aplicativo para iPhone que funciona como uma rede social compartilhada pelos usuários que estão no banheiro.

No motel

Ângela Bismarchi
Reprodução Twitter Angela Bismarchi
Você iria para um motel com seu namorado e enviaria mensagens de lá? A modelo Ângela Bismarchi foi além e fez uma Twitcam a partir de um motel. Mas calma, a moça não se mostrou de maneira indecente, tampouco apresentou ao público o que fez por lá.
Ela utiliza o Twitter como uma ferramenta para divulgação de um livro sobre sexo que está escrevendo e costuma interagir com os usuários sobre o assunto. No vídeo que apresentou, ela tirou dúvidas dos visitantes sobre o assunto, nada mais do que isso.

Debaixo d´água

Essa possibilidade também não é acessível para todos. No começo do ano a jornalista Julia Gorodetskaya, de uma TV ucraniana, enviou o primeiro tweet de baixo d’água. Ela estava em um tanque de golfinhos e usava um equipamento à prova d´água.

De dentro da igreja

No casamento, conte ao mundo que vocês está dizendo sim!
Twittar de dentro da igreja é pecado? Há quem diga que pecado maior é perder a oportunidade de enviar uma mensagem. Independente da sua religião, a grande verdade é que mensagens postadas durante cerimônias religiosas estão se tornando cada vez mais comuns no serviço de microblog.
Os casamentos são os campeões de repercussão, com fotos em tempo real e comentários que variam desde o gosto do bolo até o vestido utilizado pela noiva. Porém batizados e mesmo cultos religiosos também não escapam dos comentários dos usuários.

Durante um assalto

A produtora de web Annemarie Dooling resolveu enfrentar os bandidos durante um assalto a banco. Sua arma: um smartphone e uma conta de usuário no Twitter. A norte-americana narrou o passo a passo de tudo o que aconteceu dentro da agência.
Felizmente tudo acabou bem, ninguém se feriu e os bandidos foram presos dias depois. Será que você teria sangue frio para fazer o mesmo?

Durante um ataque cardíaco

No mês de setembro, o jornalista Tommy Christopher não estava se sentindo bem e comentou isso em seu perfil no Twitter. Instantes depois seu mal-estar se transformou em um ataque cardíaco. Ao recobrar os sentidos, ainda na ambulância a caminho do hospital, o jornalista informou aos seus seguidores tudo que estava acontecendo. Felizmente, apesar do susto, Christopher sobreviveu e se recuperou plenamente para poder enviar ainda mais mensagens.

Na sala de cirurgia

Otávio Mesquita no hospital
Reprodução Twitter Otávio Mesquita
No final do ano passado um famoso apresentador de televisão brasileiro causou espanto no Twitter ao enviar mensagens de um lugar muito inusitado. Otávio Mesquita narrou via Twitter o passo a passo de uma cirurgia de vasectomia que realizou.
Com anestesia apenas no local, Mesquita aproveitou as mãos livres para informar a partir do seu smartphone tudo aquilo pelo que estava passando, com direto até a fotos da cama.

De dentro do tênis

Tweetar a partir do tênis, que tal?
Fonte da imagem: Popkalab
Não, você não entendeu errado. Já pensou em enviar uma mensagem para o Twitter cada vez que você der um passo? Essa foi a ideia dos desenvolvedores Ricardo Nascimento e Tiago Martins. Cansados de tanto receber atualizações de serviços como o FourSquare, decidiram radicalizar.
Criaram um tênis “inteligente”, que envia uma mensagem para o Twitter a cada vez que o usuário pisa com mais força no chão. Um sistema reconhece a pressão no solado do calçado e se encarrega de enviar uma mensagem automática.

No Monte Everest

Monte Everest
Fonte da imagem: Pavel Novak
Não, nenhum usuário foi até o ponto mais alto do planeta para enviar uma mensagem, mas se quisesse fazer isso poderia sem problema algum. Desde o mês de outubro já é possívelacessar a internet diretamente do topo do Monte Everest.
A iniciativa foi possível graças a uma ação promocional e, caso você possua um smartphone com conexão 3G e tenha disposição para encarar os 8850 metros de altura poderá mostrar ao mundo como é bonita a visão lá do alto.

Espaço: a fronteira final

Foto tirada pelo astronauta
Fonte da imagem: Twitter Soichi Noguchi
Qual é o lugar mais longe que você poderia ir para enviar uma mensagem? Se você citou qualquer ponto do planeta, saiba que ele não é longe o bastante. Desde o início do ano diversos astronautas atualizam com frequência os seus perfis no Twitter.
O usuário mais ativo do espaço é Soichi Noguchi, que está a bordo da Endeavor. Além de se tornar popular, ele é responsável por enviar belíssimas imagens do planeta Terra visto de longe. Uma das fotos, inclusive, mostra o Rio de Janeiro.
.....

Os lugares mais bizarros para twittar


Twitter em qualquer lugar
O conceito de mobilidade transformou a maneira como os usuários encaram a tecnologia. Hoje, graças ao Wi-Fi e ao 3G, a partir de qualquer lugar é possível enviar uma mensagem para o mundo e responder à pergunta “o que você está fazendo?” que está estampada na página inicial do Twitter.
Se por um lado isso facilitou bastante a comunicação entre os usuários, por outro gerou situações curiosas e, por que não dizer, bizarras. Listamos algumas das postagens mais estranhas ou que partiram de lugares pouco comuns. Será que você já enviou mensagens de lugares tão peculiares quanto esses?

Do banheiro

iPoo
Essa, por incrível que pareça é mais comum do que você imagina. Tempo livre para refletir e um smartphone nas mãos é tudo o que você precisa para compartilhar com o mundo um momento singular da sua intimidade.
No entanto, se você não está satisfeito em apenas enviar mensagens enquanto faz as suas necessidades, pode contar exatamente o que está acontecendo. Isso é possível graças aoiPoo, um aplicativo para iPhone que funciona como uma rede social compartilhada pelos usuários que estão no banheiro.

No motel

Ângela Bismarchi
Reprodução Twitter Angela Bismarchi
Você iria para um motel com seu namorado e enviaria mensagens de lá? A modelo Ângela Bismarchi foi além e fez uma Twitcam a partir de um motel. Mas calma, a moça não se mostrou de maneira indecente, tampouco apresentou ao público o que fez por lá.
Ela utiliza o Twitter como uma ferramenta para divulgação de um livro sobre sexo que está escrevendo e costuma interagir com os usuários sobre o assunto. No vídeo que apresentou, ela tirou dúvidas dos visitantes sobre o assunto, nada mais do que isso.

Debaixo d´água

Essa possibilidade também não é acessível para todos. No começo do ano a jornalista Julia Gorodetskaya, de uma TV ucraniana, enviou o primeiro tweet de baixo d’água. Ela estava em um tanque de golfinhos e usava um equipamento à prova d´água.

De dentro da igreja

No casamento, conte ao mundo que vocês está dizendo sim!
Twittar de dentro da igreja é pecado? Há quem diga que pecado maior é perder a oportunidade de enviar uma mensagem. Independente da sua religião, a grande verdade é que mensagens postadas durante cerimônias religiosas estão se tornando cada vez mais comuns no serviço de microblog.
Os casamentos são os campeões de repercussão, com fotos em tempo real e comentários que variam desde o gosto do bolo até o vestido utilizado pela noiva. Porém batizados e mesmo cultos religiosos também não escapam dos comentários dos usuários.

Durante um assalto

A produtora de web Annemarie Dooling resolveu enfrentar os bandidos durante um assalto a banco. Sua arma: um smartphone e uma conta de usuário no Twitter. A norte-americana narrou o passo a passo de tudo o que aconteceu dentro da agência.
Felizmente tudo acabou bem, ninguém se feriu e os bandidos foram presos dias depois. Será que você teria sangue frio para fazer o mesmo?

Durante um ataque cardíaco

No mês de setembro, o jornalista Tommy Christopher não estava se sentindo bem e comentou isso em seu perfil no Twitter. Instantes depois seu mal-estar se transformou em um ataque cardíaco. Ao recobrar os sentidos, ainda na ambulância a caminho do hospital, o jornalista informou aos seus seguidores tudo que estava acontecendo. Felizmente, apesar do susto, Christopher sobreviveu e se recuperou plenamente para poder enviar ainda mais mensagens.

Na sala de cirurgia

Otávio Mesquita no hospital
Reprodução Twitter Otávio Mesquita
No final do ano passado um famoso apresentador de televisão brasileiro causou espanto no Twitter ao enviar mensagens de um lugar muito inusitado. Otávio Mesquita narrou via Twitter o passo a passo de uma cirurgia de vasectomia que realizou.
Com anestesia apenas no local, Mesquita aproveitou as mãos livres para informar a partir do seu smartphone tudo aquilo pelo que estava passando, com direto até a fotos da cama.

De dentro do tênis

Tweetar a partir do tênis, que tal?
Fonte da imagem: Popkalab
Não, você não entendeu errado. Já pensou em enviar uma mensagem para o Twitter cada vez que você der um passo? Essa foi a ideia dos desenvolvedores Ricardo Nascimento e Tiago Martins. Cansados de tanto receber atualizações de serviços como o FourSquare, decidiram radicalizar.
Criaram um tênis “inteligente”, que envia uma mensagem para o Twitter a cada vez que o usuário pisa com mais força no chão. Um sistema reconhece a pressão no solado do calçado e se encarrega de enviar uma mensagem automática.

No Monte Everest

Monte Everest
Fonte da imagem: Pavel Novak
Não, nenhum usuário foi até o ponto mais alto do planeta para enviar uma mensagem, mas se quisesse fazer isso poderia sem problema algum. Desde o mês de outubro já é possívelacessar a internet diretamente do topo do Monte Everest.
A iniciativa foi possível graças a uma ação promocional e, caso você possua um smartphone com conexão 3G e tenha disposição para encarar os 8850 metros de altura poderá mostrar ao mundo como é bonita a visão lá do alto.

Espaço: a fronteira final

Foto tirada pelo astronauta
Fonte da imagem: Twitter Soichi Noguchi
Qual é o lugar mais longe que você poderia ir para enviar uma mensagem? Se você citou qualquer ponto do planeta, saiba que ele não é longe o bastante. Desde o início do ano diversos astronautas atualizam com frequência os seus perfis no Twitter.
O usuário mais ativo do espaço é Soichi Noguchi, que está a bordo da Endeavor. Além de se tornar popular, ele é responsável por enviar belíssimas imagens do planeta Terra visto de longe. Uma das fotos, inclusive, mostra o Rio de Janeiro.
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Os 10 piores comerciais de tecnologia de todos os tempos


Nem sempre a publicidade de software e hardware faz jus ao produto. Peças tecnológicas muito boas podem ser difamadas por propagandas mal construídas, nonsense, toscas, bobas ou simplesmente engraçadas quando não deveriam ser.
O resultado das conversas entre agências de propaganda e engenheiros da computação nem sempre produz bons frutos.

10 – Logitech Revue: a TV sente sua falta

As pessoas passam cada vez mais tempo na frente do computador. Isto é um fato! Agora, imaginar que sua televisão sente saudades de você, fica pulando em sua mesa de centro tentando chamar sua atenção, e você desdenha dela como se fosse a coisa mais normal do mundo é um pouco demais!


09 – Sequência “Symantec” Bad Guys

Ok, não é uma única propaganda. É uma sequência. Mas não poderia faltar! Seu computador comparado a um unicórnio? Uma lagarta? Um frango? Kimbo Slice e Dolph Lundgren se preparando para destruir criaturinhas inocentes? Em algumas delas o computador leva a melhor. Nas outras não. Mas vamos e venhamos, Symantec: existiam jeitos melhores de retratar isto, não?

Kimbo Slice

Dolph Lundgren


08 – Zelda meets Thriller

Sério mesmo, Japão. Até The Legend of Zelda? A resposta é sim. O comercial, lançado na mesma época do clipe de Michael Jackson, foi um sucesso. Agora, anos depois, podemos ver como os comerciais de jogos melhoraram tanto em produção quanto em bom gosto.


07 – Pole Position para Atari era um jogo perigoso

Se você fosse um pai de família, numa época em que jogos e videogames não fossem algo absolutamente difundido como hoje em dia, e visse uma propaganda em que os membros de sua singela família fossem chacoalhados, colocados em uma corrida de forma forçada e explodissem, honestamente: você compraria este jogo?


06 – Compositor de músicas automático da Microsoft

Sabe, não seria tão ruim se fosse apenas um comercial para um brinquedo infantil. Mas a partir do momento em que profissionais e músicos passam a usar, é ladeira abaixo. O Songsmith não deveria ser utilizado por pessoas maiores de oito anos. Mas como você pode ver no comercial, não é exatamente isto que acontece.


05 – Superman e IE8 contra a falta de organização do mal

Não adianta. Dean Cain será sempre o Superman, não importa em qual papel ele esteja. No caso, aqui, Cain está apresentando o Internet Explorer 8, e um supervilão aparece: o F.O.M.S. (sigla em inglês para Medo de Perder Alguma Coisa – Fear Of Missing Something). A única forma de derrotar o F.O.M.S. é o Internet Explorer 8 com WebSlices: uma forma de manter-se organizado e não perder nada do que realmente interessa.


04 – Eu amo traseiros

Talvez algumas pessoas não saibam, mas a fabricante Asus tem seu nome pronunciado “Assús”, e não “Ázus” como a maioria dos brasileiros fala. Agora, em inglês, o erro na sílaba forte transforma o nome da marca em algo muito parecido com “asses”, palavra que pode ser traduzida delicadamente como “traseiros”.
Alguns publicitários pegaram carona neste fato e, infelizmente, fizeram a propaganda a seguir. De mau gosto e dispensável. Ainda assim, engraçada.


03 – O cara chato da fibra ótica

A Time Warner poderia ter feito mais para mostrar sua liderança no mercado de fibra ótica. Não precisava comparar Fibra (de fibra ótica) com Fibra (de alimentos fibrosos que fazem bem ao intestino). Muito menos utilizar um concorrente mágico que faz com que partículas e cabos brilhem na sua frente, tentando convencê-lo a trocar de operadora.


02 – Não tente isso em casa

Existem dois motivos para que ninguém – absolutamente NINGUÉM – deva tentar fazer isso em casa: Primeiro porque é uma campanha de marketing viral, semelhante à do Ronaldinho chutando a bola no travessão diversas vezes, e é virtualmente impossível realizar esta tarefa sem risco de danificar seu laptop ou suas partes íntimas. Segundo porque é nojento!
Por favor, MSI. Não faça mais vídeos virais como este. É engraçado, mas não faz bem para a sua imagem de marca.


01 – Dell Créééuuu

O primeiro lugar é brasileiro. Pegando onda na música da moda de pouco tempo atrás, a Dell produziu o pior comercial relacionado à tecnologia do universo. Já pensou se você compra um computador e “Créu”, quebra? Ou então “Créu”, é caro demais? Ou ainda “Créu”, a tela cai?
Honestamente, alguém teve vontade de comprar um Dell assistindo à propaganda acima?

Bônus Round – Ginástica e telefones

Não há muito a dizer sobre esta propaganda da década de 1980 da British Telecom. Tudo bem que ela foi feita na mesma época de Flashdance, um grande sucesso do cinema, mas usar dançarinas de meia-calça pegando telefones em posições obtusas não é exatamente o que esperavam os clientes de telefonia da terra da Rainha Elizabeth e do Big Ben.
E você? Lembra de mais alguma propaganda de tecnologia furada, mal feita, tosca ou engraçada? Deixe seu vídeo nos comentários.

Os 10 piores comerciais de tecnologia de todos os tempos


Nem sempre a publicidade de software e hardware faz jus ao produto. Peças tecnológicas muito boas podem ser difamadas por propagandas mal construídas, nonsense, toscas, bobas ou simplesmente engraçadas quando não deveriam ser.
O resultado das conversas entre agências de propaganda e engenheiros da computação nem sempre produz bons frutos.

10 – Logitech Revue: a TV sente sua falta

As pessoas passam cada vez mais tempo na frente do computador. Isto é um fato! Agora, imaginar que sua televisão sente saudades de você, fica pulando em sua mesa de centro tentando chamar sua atenção, e você desdenha dela como se fosse a coisa mais normal do mundo é um pouco demais!


09 – Sequência “Symantec” Bad Guys

Ok, não é uma única propaganda. É uma sequência. Mas não poderia faltar! Seu computador comparado a um unicórnio? Uma lagarta? Um frango? Kimbo Slice e Dolph Lundgren se preparando para destruir criaturinhas inocentes? Em algumas delas o computador leva a melhor. Nas outras não. Mas vamos e venhamos, Symantec: existiam jeitos melhores de retratar isto, não?

Kimbo Slice

Dolph Lundgren


08 – Zelda meets Thriller

Sério mesmo, Japão. Até The Legend of Zelda? A resposta é sim. O comercial, lançado na mesma época do clipe de Michael Jackson, foi um sucesso. Agora, anos depois, podemos ver como os comerciais de jogos melhoraram tanto em produção quanto em bom gosto.


07 – Pole Position para Atari era um jogo perigoso

Se você fosse um pai de família, numa época em que jogos e videogames não fossem algo absolutamente difundido como hoje em dia, e visse uma propaganda em que os membros de sua singela família fossem chacoalhados, colocados em uma corrida de forma forçada e explodissem, honestamente: você compraria este jogo?


06 – Compositor de músicas automático da Microsoft

Sabe, não seria tão ruim se fosse apenas um comercial para um brinquedo infantil. Mas a partir do momento em que profissionais e músicos passam a usar, é ladeira abaixo. O Songsmith não deveria ser utilizado por pessoas maiores de oito anos. Mas como você pode ver no comercial, não é exatamente isto que acontece.


05 – Superman e IE8 contra a falta de organização do mal

Não adianta. Dean Cain será sempre o Superman, não importa em qual papel ele esteja. No caso, aqui, Cain está apresentando o Internet Explorer 8, e um supervilão aparece: o F.O.M.S. (sigla em inglês para Medo de Perder Alguma Coisa – Fear Of Missing Something). A única forma de derrotar o F.O.M.S. é o Internet Explorer 8 com WebSlices: uma forma de manter-se organizado e não perder nada do que realmente interessa.


04 – Eu amo traseiros

Talvez algumas pessoas não saibam, mas a fabricante Asus tem seu nome pronunciado “Assús”, e não “Ázus” como a maioria dos brasileiros fala. Agora, em inglês, o erro na sílaba forte transforma o nome da marca em algo muito parecido com “asses”, palavra que pode ser traduzida delicadamente como “traseiros”.
Alguns publicitários pegaram carona neste fato e, infelizmente, fizeram a propaganda a seguir. De mau gosto e dispensável. Ainda assim, engraçada.


03 – O cara chato da fibra ótica

A Time Warner poderia ter feito mais para mostrar sua liderança no mercado de fibra ótica. Não precisava comparar Fibra (de fibra ótica) com Fibra (de alimentos fibrosos que fazem bem ao intestino). Muito menos utilizar um concorrente mágico que faz com que partículas e cabos brilhem na sua frente, tentando convencê-lo a trocar de operadora.


02 – Não tente isso em casa

Existem dois motivos para que ninguém – absolutamente NINGUÉM – deva tentar fazer isso em casa: Primeiro porque é uma campanha de marketing viral, semelhante à do Ronaldinho chutando a bola no travessão diversas vezes, e é virtualmente impossível realizar esta tarefa sem risco de danificar seu laptop ou suas partes íntimas. Segundo porque é nojento!
Por favor, MSI. Não faça mais vídeos virais como este. É engraçado, mas não faz bem para a sua imagem de marca.


01 – Dell Créééuuu

O primeiro lugar é brasileiro. Pegando onda na música da moda de pouco tempo atrás, a Dell produziu o pior comercial relacionado à tecnologia do universo. Já pensou se você compra um computador e “Créu”, quebra? Ou então “Créu”, é caro demais? Ou ainda “Créu”, a tela cai?
Honestamente, alguém teve vontade de comprar um Dell assistindo à propaganda acima?

Bônus Round – Ginástica e telefones

Não há muito a dizer sobre esta propaganda da década de 1980 da British Telecom. Tudo bem que ela foi feita na mesma época de Flashdance, um grande sucesso do cinema, mas usar dançarinas de meia-calça pegando telefones em posições obtusas não é exatamente o que esperavam os clientes de telefonia da terra da Rainha Elizabeth e do Big Ben.
E você? Lembra de mais alguma propaganda de tecnologia furada, mal feita, tosca ou engraçada? Deixe seu vídeo nos comentários.

Mãe, o computador está me deixando burro!


Google, você pode me ajudar?
Quantas vezes nos últimos dias, ao ser questionado por alguém ou ficar em dúvida sobre um determinado assunto, você abriu o navegador e pesquisou a resposta no Google? Se você se reconheceu na situação anterior, saiba que faz parte de um grupo predominante de usuários que se acostumaram a procurar todo e qualquer tipo de informação na web, antes mesmo de pensar ou refletir sobre o assunto em questão.
Mas quais as razões que levam os usuários a abrirem mão de pensarem por si próprios para confiar nas respostas prontas e nem sempre precisas disponíveis na web? Será que em tempos de multitarefa não estamos nos tornando mais generalistas e menos eficientes nos trabalhos que fazemos? Afinal, com mais informação estamos evoluindo ou regredindo?

Google: o oráculo

O que eu faço agora?
Para acessar uma determinada página na web você deve digitar a URL do endereço no navegador, certo? No entanto, para muitos usuários, parece mais fácil manter o Google como página inicial e digitar no campo de busca o nome do site desejado e, a partir dos resultados, acessá-lo.
Poupar o trabalho de digitar alguns caracteres, em tese, pode significar a economia de alguns segundos. Mas apenas em tese, já que no final das contas, ao criar um intermediário no processo, o tempo de busca e carregamento da página acabará sendo o mesmo, se não for maior.
O mesmo acontece com o nosso cérebro ao nos condicionarmos a depender de um determinado serviço para buscar por informações. Segundo estudos realizados em universidades norte-americanas, o ser humano busca sempre a adaptação à situação mais comum ou que lhe parece mais agradável.
Lembra-se daquelas pessoas com conhecimento enciclopédico, que sabiam de memória as capitais de todos os países? Elas são cada vez mais raras e hoje, na prática, qualquer um pode saber em questão de segundos essa informação, bastando para isso abrir uma página do navegador.

Mais informação significa mais conhecimento. Será mesmo?

Cérebro humano não consegue ser um eficiente multitarefa
Partindo desse princípio poderíamos chegar à conclusão de que quem tem acesso a mais informação também carrega mais conhecimento, certo? No entanto, nos esquecemos de que apenas ter acesso a um volume incontrolável de informações não quer dizer, necessariamente, ter maior capacidade de raciocínio ou de tomar decisões.
Vamos tomar como exemplo um executivo que trabalhe o dia todo diante de um computador. Além de um PC em sua sala, que pode ter uma ou duas telas, ele provavelmente também tem um notebook. Além disso, carrega consigo um smartphone. Tudo integrado e sincronizado, permitindo que ele acesse informações a partir de qualquer lugar.
Será mesmo que o fato de esse executivo ser multitarefa, respondendo emails, checando as cotações do dólar e ainda falando com sua esposa ao telefone ao mesmo tempo faz dele um profissional mais competente do que aquele que faz uma tarefa por vez, mas com mais foco e concentração? Provavelmente não.
Pesquisadores já comprovaram que, diferente dos sistemas operacionais, os seres humanos não são multitarefa. Mesmo quando você está fazendo duas atividades ao mesmo tempo, seu cérebro está focado predominantemente em uma delas, reduzindo a atenção daquela que julgar menos importante.
É como dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo. Enquanto faz isso você pode até ter a sensação de estar ganhando tempo. No entanto, no final das contas, você dispenderá o mesmo tempo ou até mais em função de possíveis correções ou mesmo compensações pelos momentos em que você prestou menos atenção em algo do que deveria.

140 caracteres de paciência. Está bom para você?

Usuários estão se afogando em meio a tanta informação
Como você fez a leitura deste texto até aqui? Se você chegou neste parágrafo lendo todos os outros 11 anteriores, você faz parte de uma minoria que se concentra em um texto que julga interessante e o lê do começo ao fim. Grande parte dos usuários da web analisa apenas o título e os subtítulos, se aprofundando na leitura apenas quando julgam a informação muito relevante.
O fenômeno de “menos leitura e mais informação” pode ser explicado, em parte, pela grande quantidade de informação que chega até nós todos os dias. Se você é usuário do Twitter, por exemplo, e segue pelo menos uma centena de amigos, recebe em média de 80 a 100 links por hora, excetuando-se os posts que são apenas comentários.
É natural que, em meio a tantas opções, pelo menos um deles chame mais a sua atenção e você clique nele e se distraia do trabalho. Some ao Twitter seus emails, mensagens em redes sociais, SMS e chamadas pelo celular e o resultado é um verdadeiro maremoto de informações diante dos seus olhos, tudo isso enquanto você deveria apenas estar lendo um texto ou redigindo um email.
Na década de 60, quando a televisão começava a se popularizar nos Estados Unidos, os usuários mais “viciados” chegavam a passar em média 5 horas por dia diante da tela. Hoje, segundo pesquisas realizadas por lá, é comum encontrar usuários que passam em média 12 horas diante da TV ou do computador.

O pecado capital: preguiça

Você espera que o computador faça tudo por você?
A grande quantidade de informações disponíveis e a certeza de que elas estarão ali sempre que você precisar faz também com que muita gente tenha preguiça até mesmo de procurar por uma resposta. Experimente entrar em uma comunidade qualquer do Orkut ou mesmo dar uma rápida olhada em sua timeline do Twitter.
Certamente lá você vai encontrar alguém fazendo alguma pergunta simples do tipo “onde é que eu encontro isso?” ou “como se escreve uma determinada palavra?". A resposta para essa pergunta, muitas vezes, pode ser facilmente encontrada com uma simples pesquisa na internet - ou com um pouquinho de reflexão para deduzir do que se trata -, mas ainda assim muitos acham mais cômodo perguntar antes mesmo de tentar encontrar a solução.
Fatos como esse são tão frequentes que até um serviço curioso foi criado em função disso. Trata-se do Let me Google that for you – ou, numa tradução direta, “Deixe-me buscar no Google por você”. Basta digitar um termo de busca para que o serviço retorne um link. Ao receber o link o usuário verá uma tela que simula o que ele poderia ter feito – digitado o termo no Google e aguardado pela resposta.

Afinal, a tecnologia está nos deixando menos inteligentes e mais preguiçosos?

Não se pode apontar a tecnologia como a única culpada nessa história. Se não fosse por ela, muito do que existe nos dias de hoje ainda seria impossível e provavelmente o seu trabalho demoraria o dobro do tempo. A questão que deve ser analisada é a maneira como nos relacionamos com ela.
De que adianta ter cinco ou seis gadgets conectados em tempo integral à internet se a sua capacidade de concentração permite que você apenas se dedique, satisfatoriamente, a uma tarefa de cada vez? Talvez o seu maior desafio seja lutar contra o comodismo e às facilidades que a internet proporciona, em prol do seu desenvolvimento intelectual.
Que tal da próxima vez que você tiver uma dúvida simples, de como se escreve uma determinada palavra ou como passar de uma determinada fase em jogo você pensar um pouco mais sobre o assunto antes de digitar o termo na caixa de pesquisa de um site de buscas?
Tentativa e erro são características importantes para o aprendizado de qualquer pessoa, mas com a agilidade proporcionada pela web, muitos usuários sequer tem a consciência de que são capazes, por si próprios, de encontrar respostas para muitas dúvidas cotidianas. Será que da próxima vez você vai conseguir resistir à tentação?
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