Apesar de ter sua liderança ameaçada lá fora, aqui no Brasil a Nokia ainda está no topo de vendas de celulares. A empresa finlandesa tem design, praticidade e bons preços a seu favor.
O Nokia 5230 faz parte de uma linha de celulares voltada para mídia e principalmente para o usuário que adora ouvir música. Seu som é potente e o aplicativo de músicas é supercompleto.
Fonte da imagem: Divulgação/Nokia
Com uma tela de 3.2”, o aparelho tem memória interna de 70 MB, e vem com cartão microSD de 2 GB – expansível até 16 GB. O SO é Symbian v 9.4 e seu processador é um ARM 11, com a singela velocidade 434 MHz. Mas acredite: para este aparelho, não é necessário mais do que isso.
Então, vamos analisar o que há de melhor – ou pior – no Nokia 5230!
Aprovado O que chamou nossa atenção
MP3 player
Analisando o 5230 como um MP3 player, ele é um aparelho excelente. O aplicativo de músicas é completo e muito bem organizado, dividido em Artistas, Álbuns, Listas de Reprodução, Podcasts, Gêneros e Compositores.
O volume dos fones do aparelho também é muito bom, permitindo que você ouça com clareza mesmo em ambientes mais barulhentos. A entrada do fone de ouvido é padrão, o que significa que o usuário não fica restrito ao fone oficial da Nokia.
A rádio FM funciona muito bem, selecionando automaticamente as estações e com bom sinal. Além disso, o aparelho é multitarefa. Sendo assim, é possível escutar música ou rádio enquanto realiza outras funções.
Design
O Design possui aspectos positivos e negativos. No lado positivo destacamos a possibilidade de trocar a capa traseira do aparelho, permitindo que você escolha entre cinco cores diferentes – além de optar por um aparelho branco ou preto. Na caixa, o 5230 vem com duas opções de capa: azul e vermelho.
Fonte da imagem: Divulgação/Nokia
Bateria de longa duração
A pouca duração de bateria é reclamação constante nos smartphones mais atuais. Este modelo da Nokia não tem esse problema. Mesmo utilizando jogos e escutando música, sua bateria pode chegar a mais de 30 horas de duração. Em espera, o 5230 tem quase 20 dias de bateria, e para falar ao telefone você pode utilizá-lo durante 7 horas de conversa.
Modo de escrita
O teclado virtual do Nokia 5230 está na parte “Reprovado”. No entanto, o aparelho possui uma função interessante, que facilita na hora de digitar mensagens e textos. Ao selecionar a opção “Escrita”, há uma alternativa ao teclado alfanumérico.
Esta opção permite que você desenhe as letras na tela, que são imediatamente reconhecidas. Para dar espaço, faça um traço horizontal para a direita, enquanto o traço para a esquerda funciona como um botão para apagar caracteres.
A função Escrita pode ser utilizada no bloco de notas e mensagens e é melhor acessada com o auxilio da palheta que acompanha o 5230. As letras devem ser feitas com cuidado e uma por uma, para que o aparelho as reconheça sem problemas.
Pequenos detalhes
Alguns pequenos detalhes também contam a favor do 5230. O aparelho possui um modo de desbloqueio de tela interessante. Basta deslizar o botão lateral e imediatamente a tela é desbloqueada.
Os aplicativos instalados também merecem atenção. O celular possui um programa específico para gerenciar o Facebook, GPS com mapas para ver localização e encontrar endereços, RealPlayer como reprodutor de mídia, bloco de notas, dicionário, conversor de medidas e jogos.
Reprovado Do que esperávamos mais
Design
Se a possibilidade de personalização, ao trocar capas, é um aspecto positivo do design, o 5230 peca por seu tamanho. Ao contrário de muitos modelos da série 5000 – que são pequenos e finos – este aparelho possui mais de um centímetro de espessura e 115 gramas de peso. Para um aparelho que não possui uma câmera digital poderosa nem teclado físico, o 5230 sofre de um sério problema de sobrepeso.
Câmera digital
A câmera digital do Nokia 5230 deixa a desejar. Por ser um aparelho voltado para mídias, sua capacidade de filmar e fotografar não é das melhores. A câmera possui resolução de 2 MP, sem flash e 3x de zoom – com resolução de 640 x 480 pixels no modo vídeo.
Teclado virtual
Para muitos, teclados físicos T9 já são algo ultrapassado. Mas o que dizer de um aparelho touchscreen que possui teclado virtual alfanumérico? Nada de QWERTY no 5230. Você precisa utilizar o velho T9 para digitar textos e mensagens.
Wi-Fi? Onde?
Loja virtual para músicas, jogos, aplicativos, GPS integrado, mapas, rádio, câmera digital, navegador de internet e Facebook. Tudo isso em um só lugar! Mas só se você possuir um bom plano de dados. O 5230 – acredite se quiser – não oferece conexão Wi-Fi.
Symbian
Alguns podem até dizer que as críticas ao Symbian são exageradas. Mas a verdade é que este sistema operacional está cada vez mais com seus dias contados e entendemos perfeitamente a razão disso.
A experiência do usuário que o Symbian proporciona é muito limitada ao ser comparada com iPhone OS, Blackberry OS e Android. Até mesmo sistemas proprietários – como o de alguns aparelhos da Samsung – oferecem uma interface mais agradável e intuitiva.
Sua tela única limita o usuário a poucos widgets, para que não fique com a homescreen poluída. A variedade de aplicativos compatíveis também perde feio na comparação com outros SOs.
Memória
Podemos perceber, até agora, que o 5230 é mesmo voltado para música. No entanto, com uma memória interna de apenas 70 MB e cartão micro SD de 2 GB incluso, o usuário deve recorrer à um cartão de maior capacidade para poder armazenar suas faixas e vídeos favoritos. Neste aspecto, o 5230 também sai perdendo para muitos aparelhos que já vêm com cartões de 8 GB.
Touchscreen
O touchscreen do 5230 não vai agradar a maioria dos usuários. Com tela resistiva, muitas vezes é necessário clicar mais de uma vez para conseguir acessar o que deseja. O aparelho vem com uma palheta vermelha para ajudar no clique, mas nem todos gostam de carregar um acessório a mais para usar o celular.
USB?
Outro ponto de interrogação no Nokia 5230 é o cabo USB. Simplesmente não há sentido em desenvolver um aparelho voltado para utilização de arquivos de mídia e não dar ao usuário a ferramenta essencial para transferência de dados. Caso queira passar músicas e fotos para o celular, será necessário comprar um cabo da Nokia.
Vale a pena? O que nós achamos
Esta é uma pergunta muito relativa, pois depende do tipo de usuário que você é. Se você gosta de utilizar redes sociais, internet e muitos aplicativos, é bom partir para outra opção. No entanto, o Nokia 5230 não é um celular completamente dispensável.
Usuários que gostam muito de ouvir música e usam o aparelho apenas para jogos e, é claro, ligações e mensagens, vão encontrar no 5230 uma ótima opção. Som excelente, aplicativo de arquivos de música completo e longa duração de bateria.
O que não é compatível, no entanto, é o seu preço. Desbloqueado, o Nokia 5230 sai, em média, por R$ 599. Nesta faixa de preço, existem opções melhores e mais completas.
0 comentários:
Postar um comentário