O Internet Explorer é famoso por ser alvo de críticas de usuários de seus principais concorrentes. Com razão, muitos programadores e usuários mais antenados não suportam ouvir falar neste navegador que conquistou a maioria dos usuários Windows pelo simples fato de já vir instalado no sistema.
Se você é um daqueles que ainda não migrou para o Firefox, Opera ou Chrome, pode incrementar a segurança do Internet Explorer realizando algumas modificações simples nas configurações do aplicativo.
Aumente o nível de segurançaQuando você acessa as Opções da Internet do navegador (Ferramentas > Opções da Internet), encontra uma aba denominada “Segurança” e por meio dela realiza alterações que tornam mais seguro o uso do Internet Explorer. O aplicativo conta com quatro zonas diferentes que podem ser configuradas: “Internet”, “Intranet Local”, “Sites confiáveis” e “Sites restritos”.
Primeiramente, selecione a zona “Internet”, em que é possível aumentar seu nível de segurança. Se você nunca mexeu nesta opção, ela deve estar marcada com o nível “Médio-Alto”. Arraste o botão para cima, para o nível “Alto” e o navegador conterá mais restrições de uso e evita completamente o acesso a sites indicados como inseguros.
A configuração da zona “Intranet local” só é útil se o seu computador faz parte de uma rede local. Esta opção é pouco usada, pois normalmente os computadores não se conectam a redes desconhecidas, pois redes são mais comuns em empresas e casas com mais de um computador.
Sites confiáveis e restritosAs duas configurações que restam dizem respeito a sites confiáveis ou não. Você pode aumentar o nível de segurança em cada uma destas opções, porém, uma possibilidade ainda mais interessante é definir manualmente sites que podem ou não ser acessados pelo navegador.
Clique no botão “Sites” e adicione os endereços em que você confia (na seção “Sites confiáveis”) e que não devem ser acessados (na seção “Sites restritos”).
Níveis personalizadosPara usuários mais avançados, o Internet Explorer conta com a opção “Nível personalizado” para configurações específicas sobre segurança. Vale lembrar que esses itens só devem ser modificados por quem realmente sabe o que está fazendo, pois mudanças inconsequentes podem prejudicar a utilização do navegador.
. . . . .
Se você também usa o Internet Explorer e tem mais dicas para incrementar a segurança do navegador, não deixe de compartilhar com todos por meio dos comentários abaixo.
0 comentários:
Postar um comentário